Estamos em contagem decrescente para o final do ano e já com planos para 2025.
Todos os anos desejamos que o próximo seja melhor, por muito satisfeitos que estejamos, e pedimos dinheiro, saúde, amor e paz. Talvez nem sempre nessa ordem, mas quando se faz contas à vida, o dinheiro é sempre uma prioridade
Mas não basta desejar, é importante “visualizar”! Traçar metas, escolher o caminho, o veículo e quando queremos lá chegar.
Fazer um Plano é o primeiro passo para o sucesso.
O plano é o mapa numa caça ao tesouro: Estamos motivados, pois temos expectativa e o entusiasmo de concretizar, tomamos uma atitude e criamos os passos para alcançar, mantemos o foco e ajustamos à medida, sem nunca perder de vista a Meta.
Embora esta altura do ano seja uma correria, impera “fazer uma pausa” e analisar ponto a ponto 2024. Ver o que ficou por fazer, o porquê, se ainda queremos fazer ou se mudámos de objectivos.
Atenção: Mudar de objetivos, não é fazer tábua rasa! Porque se não percebermos o que correu menos bem, os “erros repetem-se” e não se atingem, mesmo que estes sejam diferentes.
Saber quanto se ganhou, quanto se gastou... onde? quando? a fazer o quê? Estava nos meus objectivos? Houve poupança? O que é que poderia ter feito diferente ou evitado fazer? O que é que fiz bem e que resultou?
Se não conseguir fazer esta análise porque não consegue quantificar, então este é o primeiro item a colocar no seu plano 2025: Criar uma rotina de registo financeiro e de actividades.
Para o registo financeiro, crie um excel, simples e à sua medida. Para o registo das atividades, use uma agenda com plano semanal em papel. Escrever à mão ajuda a memorizar, só precisa de uma caneta e é fácil consultar.
Na verdade, use as ferramentas que quiser, mas faça acontecer.
Aproveite estes últimos dias e entre em 2025 a conquistar.